segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Descomplicando Madison


E aí pessoal, tudo bem?

Faltam poucas horas para o meu embarque e para amenizar a ansiedade estou escrevendo esse texto.



Antes de qualquer coisa, seria mais sensato explicar o título do blog. Mad City é um dos apelidos da cidade de Madison, para a qual estou indo. Esse apelido remete a "cidade louca/maluca/insana", enquanto que a parte Going mad significa "enlouquecendo", "perdendo a razão". Então, juntando tudo, o título se traduz em alguma coisa parecida com "enlouquecendo na cidade maluca". Foi obviamente uma tentativa de ser criativo e espero que tenha dado certo.

Madison é a capital do estado de Wisconsin (lê-se: médiçon é a capital do estado de uiscânsin). O estado faz parte da região centro-oeste dos EUA, também chamada de meio-oeste, e é banhado pelos Grandes Lagos, que são verdadeiros "mares de água doce".


Veja mais em Centro-Oeste dos EUA.

Alguns dados de Madison:

População: ~ 240 mil habitantes, dentre os quais 42 mil estudam ou trabalham na UW-Madison, onde irei estudar.


Hidrografia:  É rodeada pelos lagos Mendota, Monoma, Waubesa e Kengonsa. Mais de 18% da área da cidade é água. Não é à tóa que ela é chamada de "The city of four lakes" (A cidade dos quatro lagos).

Veja mais em Madison-WI

Educação: Madison foi classificada pela revista Forbes, em 2003, como a cidade americana com o maior número de Ph.D's per capita (quantidade de doutores dividido pela população total). Muito contribui para essa estatística a UW-Madison, que está ranqueada entre as melhores universidades do país. 

Veja mais em UW-Madison.

Economia: O estado de Wisconsin é uma bacia leiteira, sendo o maior produtor nacional de leite e seus derivados, além de líder mundial na produção de queijo. Justamente por isso ganhou o apelido de America's Dairyland. 

Veja mais em Wisconsin.


O estado de Wisconsin tem o apelido de Badger State. Badger é o texugo mostrado na foto aqui embaixo, comumente encontrado nas regiões rurais.


É o que eu sei por enquanto! Vou ficando por aqui porque isso já ficou grande demais. 

Até o próximo capítulo, em solo americano.

Lucas


Nenhum comentário:

Postar um comentário